terça-feira, 20 de janeiro de 2009

História - Theatro José de Alencar





"Referência artística e turística nacional, o Theatro José de Alencar desempenha importantes papéis na vida cultural cearense. Na qualidade de Teatro-Monumento oferece não só a mais seleta programação cênica do Estado, mas, também, a mais ativa e diversificada pauta de atividades sócio-culturais e artísticas do eixo central de Fortaleza. Com a dinâmica possibilitada pelo Centro de Artes Cênicas do Ceará (CENA) - unidade multifuncional anexa, o Theatro José de Alencar se afirma como espaço aglutinador de pesquisa, formação, produção e difusão artística, se transforma em palco de inclusão social e firma seu compromisso com o futuro. Curioso exemplar da arquitetura eclética no Brasil, o Theatro José de Alencar, além da sala de espetáculo em estilo art noveau, dispõe de auditório de 120 lugares, foyeur, espaço cênico a céu aberto e o prédio anexo, com 2.600 metros quadrados, que sedia o Centro de Artes Cênicas (CENA), o Teatro Morro do Ouro, com capacidade para 90 pessoas, a Praça Mestre Pedro Boca Rica, com palco ao ar livre e capacidade para 600 pessoas, a Biblioteca Carlos Câmara, a Galeria Ramos Cotôco, quatro salas de estudos e ensaios, oficinas de cenotécnica, de figurino e de iluminação, abrigando ainda o Colégio de Dança do Ceará e o Colégio de Direção Teatral, do Instituto Dragão do Mar; a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho; e o Curso Princípios Básicos de Teatro.





Com projeto arquitetônico básico do tenente Bernardo José de Melo, o teatro José de Alencar teve sua estrutura metálica desenhada pelos arquitetos e engenheiros da firma de fundição escocesa Walter MacFarlane & Co. Numa solução inusitada, eles projetaram uma fachada em estilo eclético e justaposta à de um teatro de ferro. Voltado para a Praça José de Alencar, ainda que cercado por ruas, o edifício assume destaque devido às construções de prestígio da época. Sua fachada composta, no térreo, por quatro aberturas centrais com pequeno pórtico de colunas toscanas à frente e mais três aberturas em cada um de seus antecorpos laterais. O segundo pavimento, com terraços voltados para a praça e para as ruas vizinhas, é encimado por frontão triangular. A construção consta de quatro blocos: o frontal, onde funcionam o vestíbulo e complementos, no térreo, e o foyer, no segundo pavimento; o segundo, ocupado pelo pátio interno; o terceiro, onde se localiza a sala de espetáculos com quatro pavimentos, e o último bloco, que consiste na caixa de cena. Completamente restaurado em 1974, o teatro teve sua estrutura metálica recomposta., sistemas de ventilação, iluminação e cenografia modernos foram instalados; cadeiras austríacas recuperadas e um jardim no pátio central executado de acordo com projeto do paisagista Burle Marx.



História

A pedra fundamental do prédio que seria o Theatro foi lançada em 1896, no centro da praça Marquês do Herval, hoje praça José de Alencar. Mas o projeto não foi concretizado e dois concursos públicos foram realizados. No entanto, a obra realmente construída pouco tem das linhas apresentadas nos concursos. A idéia de construir um teatro jardim foi concebida através do projeto do capitão Bernardo José de Melo. Em 1904, na segunda administração de Nogueira Acioli, é oficialmente autorizada a construção do Theatro José de Alencar através da lei 768, de 20 de agosto. Porém, passaram-se ainda quatro anos para as obras começarem, exatamente no dia 06 de junho de 1908, quando toda a estrutura metálica já se encontrava em Fortaleza e foi apresentada em praça pública numa grande exposição. As peças metálicas vieram de Glasgow, na Escócia, importadas pela Casa Boris e fundidas pela Walter Mac Farlane & Companhia. O Theatro José de Alencar foi inaugurado oficialmente no dia 17 de junho de 1910, com a banda sinfônica do Batalhão de Segurança, regida pelos maestros Luigi Maria Smido e Henrique Jorge. Na praça, rodas de fogo, morteiros, foguetes e girândolas num verdadeiro milagre pirotécnico, abrilhantavam a festa. No início do século, ao fazer o projeto arquitetônico do Theatro José de Alencar, o capitão Bernardo José de Mello imaginou um teatro - jardim.Mas o jardim mesmo só foi construído anos depois da festa de inauguração, na reforma de 1974 a abril de 1975. Ele ocupa todo o espaço vizinho ao Theatro, pelo lado leste, onde havia antes um prédio que primeiro abrigou o Quartel de Cavalaria e em seguida o Centro de Saúde. Foi demolido em 1973. Um novo prédio foi incorporado ao Theatro José de Alencar na reforma de 1989 a 1990. Identificado como anexo, o prédio situa-se no lado oeste, logo atrás da antiga sede da Faculdade de Odontologia. Possui 2.600 metros quadrados e dois pavimentos, com acesso independente pela rua 24 de Maio."




A vista de outros ângulos:






















Fonte de pesquisa:

6 comentários:

  1. oi tudo bem a que quem estar falando e um aluno de uma escola profisionalizante eu queria muito irpara o teatro mais só que eu não foi escolhido o nome da minha escola e escola estadual de educação profissional professora marly ferreira martins ass= joão paulo

    ResponderExcluir
  2. adooooooorei o teatro josé de alencar
    foi o aluno escolhido por que eu sou o mais inteligente da sala.Eu amei.
    obrigada para escola pela oportunidade.
    kkkkkkkk tô brincando
    não fui mais queria muito ir.
    ass:Rafael Bruno do colegio marly ferreira

    ResponderExcluir
  3. maravilhado eu fiquei quando me fiz presente a rimeira vez, nessa bela praça artistica do ceara a mais bela que ja vi ,sõ muitos os detalhes que nos levam imaginar,quão trabalhoso foi elaborar esta obra prima.

    ResponderExcluir
  4. lindo este teatro fiquei curiosa quando li o livo : A bailarina fantasma pois la fala sobre o teatro quer dizer a história gira eu torno do teatro !! Adorei!!!

    ResponderExcluir
  5. Ameii a historia sobre esse teatro queria muiito conhecer... ii ir no lugar ondii tevii o encendio onde clara morreu kkk Ameii o livro a bailarina fantasma conta essa historia.... Adorei queria muiito ter uma oportunidade de conhecer esse theatro...
    Adriele Souza

    ResponderExcluir