segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

English - Casa de Cultura Britânica




O Curso de Cultura Britânica foi criado na gestão do magnífico Reitor Antônio Martins Filho, em 4 de dezembro de 1964, através da Resolução Nº 166, do Conselho Universitário, com o nome de Centro de Cultura Britânica. O centro teve suas atividades iniciadas em 2 de agosto de 1965, sendo o Coordenador Geral dos Cursos de Cultura o professor Newton Teophilo Gonçalves. Posteriormente o Centro de Cultura Britânica integrou-se a Faculdade de Letras pelo Plano Básico de Restauração da Universidade Federal do Ceará, aprovado pelo Decreto Nº 68.279, de 20 de fevereiro de 1968, e depois, ao Centro de Humanidades, pelo Decreto Nº 72.882, de 2 de março de 1973. Nesta ocasião mudou sua denominação para Casa de Cultura Britânica.

Com o intuito de valorizar as Casas de Cultura Estrangeira e colocá-las em situação compatível com sua elevada missão cultural dentro do Centro de Humanidades e no contexto geral da própria Universidade, o Reitor Paulo Elpídio de Menezes Neto propôs, com a devida aprovação do Conselho Universitário, o regimento das Casas de Cultura Estrangeira.

O seu diferencial dos outros cursos de Inglês é que na Casa de Cultura Britânica o inlês ensinado não o americano, mas sim o da Inglaterra.


A Bandeira Britânica

Bandeira da Inglaterra

A Bandeira Britânica é composta de três pavilhão, o primeiro era do tempo das cruzadas, ou seja, a bandeira de São Jorge que tinha uma cruz vermelha em campo branco. Depois reuniu-se-lhe a bandeira escocesa de Santo André, uma espécie de cruz diagonal branca sobre o fundo azul, e mais tarde a bandeira de São Patrício, irlandesa, cruz diagonal vermelha em fundo branco. Desta maneira na bandeira britânica todas as riscas brancas e vermelhas representam as três nações: Inglaterra, Escócia e Irlanda.



Fonte de pesquisa:

http://www.culturabritanica.ufc.br/historico.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário